top of page
Buscar

Gravidez e a Síndrome do Túnel do Carpo



A gravidez é uma fase de transformação e desafios para muitas mulheres. Durante esse período, o corpo passa por diversas mudanças, algumas previsíveis e outras surpreendentes. A STC (Síndrome do Túnel do Carpo) durante a gravidez é um desses sintomas inesperados, porém comum devido às alterações hormonais, sendo considerado o segundo problema musculoesquelético mais comum na gravidez, ficando atrás apenas da dor lombar.


“Mulheres grávidas apresentam níveis elevados de retenção de líquidos em comparação a mulheres não grávidas. Este processo comprime o nervo mediano, localizado entre a mão e o antebraço, resultando em formigamento, dormência e dor nas mãos e punhos”, detalha o médico ortopedista e cirurgião de mão e punho, Dr. Toni Lemos da Silva.

O médico também observa que as pacientes com pré-eclâmpsias e hipertensão gestacional devem ficar atentas, pois são mais propensas a desenvolver a síndrome do túnel do carpo, assim como mulheres com histórico de tabagismo, obesidade, idade materna avançada, diabetes, alteração metabólica da glicose.

A doença pode afetar ambos os punhos simultaneamente e desenvolve principalmente no terceiro trimestre da gravidez, quando a retenção de líquidos corporais e o ganho de peso atingem o máximo. O Dr. Toni Lemos da Silva ressalta que, embora a STC possa apresentar sinais nos primeiros e segundos trimestres gestacionais, ela tende a se agravar no terceiro trimestre.

Os sintomas da STC para as mulheres grávidas são semelhantes aos de outros pacientes, ou seja, dormência e parestesia na distribuição do nervo mediano, despertar noturno e dor no punho. Geralmente, a gravidade dos sintomas desaparece algumas semanas após o parto e está associada à perda de peso, mas em alguns casos a STC pode persistir.

“Independentemente da gravidade, é recomendado o acompanhamento com um especialista em mãos e punho, afinal ele poderá gerenciar a doença para aliviar os sintomas. A cirurgia raramente é indicada, mas pode ser considerada em casos graves”, recomenda o médico ortopedista e cirurgião de mão e punho.

 
 
 

Comments


Privacidade de dados © 2024 Dr. Toni Lemos da Silva. Todos os Direitos Reservados.

  • Instagram
  • White Facebook Icon
bottom of page