Por que minha mão dói mais à noite?
- Giovana Massetto Comunicação Estratégica
- 23 de fev. de 2024
- 2 min de leitura

É muito comum, médicos ouvirem dos pacientes em tratamento da STC (Síndrome do Túnel do Carpo) que a dor aumenta durante à noite. Este sintoma, segundo o médico ortopedista e cirurgião de mão e punho, Dr. Toni Lemos da Silva é esperado porque durante o sono, ocorre a redistribuição do fluído tecidual nos braços porque não há bomba muscular ativa. “Apesar dos termos complexos, é simples compreender este processo fisiológico. Quando estamos de pé, nosso coração bombeia o sangue para as pernas e são as bombas musculares que temos nas pernas que geram a circulação de retorno para o restante do corpo. Quando estamos deitados, este processo praticamente não acontece e como consequência há o aumento de líquidos nas extremidades do corpo. Esta situação leva ao aumento da pressão no túnel do carpo causando aparecimento da dor e formigamento das mãos”, detalha.
Além deste aspecto fisiológico, também existe um fator posicional. Durante o sono, pode haver a compressão do túnel do carpo, especialmente quando a pessoa está dormindo de lado. “Isso ocorre porque as pessoas que dormem de lado têm maior probabilidade de dormir em posição fetal, ou seja, com a cabeça para frente, ombros arredondados, joelhos, cotovelos e punhos dobrados na posição flexionada e dedos flexionados”, detalha o Dr. Toni Lemos da Silva.
Para a hora de dormir, o médico orienta que as pessoas com STC, que preferem dormir de lado, abracem suavemente um travesseiro ou travesseiro corporal. Desta forma, a posição fetal será evitada e, consequentemente, os sintomas. Já os que preferem dormir de dormir de costas, tendem a ter mais conforto porque a posição permite menos estresse da coluna vertebral com menor risco de compressão nervosa. Além disto, ter a pernas apoiadas também exerce menos pressão. “Para as mulheres grávidas há considerações especiais que recomendo a discussão das opções com o médico obstetra”, orienta o ortopedista e cirurgião de mão e punho.
Commenti